Vidro duplo tem múltiplas formas de utilização
Também chamado de insulado, o vidro duplo é um dos mais diferentes no quesito processo de fabricação e pode ser usado em diversos produtos como janelas, portas, coberturas, fechamentos de salas, varandas e fachadas de residências e estabelecimentos comerciais, hospitalares e empresariais.
Essas múltiplas aplicações somente são possíveis porque ele conta com uma série de vantagens, tal como:
- Alta resistência;
- Realiza um isolamento acústico e térmico;
- Excelente durabilidade;
- Baixa necessidade de manutenção;
- Atende a diferentes necessidades;
- Permite a entrada de luz natural.
Como é feito o vidro duplo?
O vidro duplo e confeccionado a partir de duas placas que podem ser feitas de vidro temperado, laminado, espelhado e muito mais. Graças a isso é possível aliar diferentes características de cada um desses tipos como resistência, proteção térmica e afins, criando o vidro insulado perfeito para a necessidade.
Essas duas placas são unidas por um perfil de alumínio e possuem em seu interior uma camada de ar ou de gás argônio e hidrossecante. Para fixar cada uma dessas partes é usada uma dupla selagem. A primeira é responsável por evitar que ocorra uma troca gasosa entre o ambiente e o meio externo, enquanto que a segunda age dando mais estabilidade ao vidro duplo. Devido a esse processo é praticamente impossível que com as variações de temperatura o vidro embace ou que ele se separe.
Para ser produzido um vidro duplo ideal são realizados cálculos a respeito do ruído disseminado no local onde ele será instalado e também se busca saber o que é mais importante para o espaço. A partir disso é determinada a espessura do vidro, o tipo da camada interna e também qual opção de matéria-prima é mais indicada.
Variações do vidro duplo
O vidro duplo pode ser encontrado em algumas variações no que diz respeito a composição, espessura e cores. Existe no mercado o modelo com persiana interna e esse é muito escolhido por quem busca um controle maior de luminosidade e privacidade. Há também diferentes cores em que ele pode ser confeccionado que vão além do tradicional incolor, sendo possível adquiri-lo em outros tons como verde, azul e até fumê.