Os tipos de vidro construção civil mais comuns
O desenvolvimento de novos materiais permitiu novas possibilidades para a construção civil, embalagens, itens de decoração e outros materiais com propriedades superiores, dentre elas, dureza, flexibilidade, condução de impulsos elétricos e outras características que melhoraram muito as condições de trabalho, além de proporcionar maior conforto e comodidade.
Materiais como o vidro construção civil ganharam novas especificações e podem atender melhor cada tipo de instalação por conta de suas propriedades e aspecto visual que corroboram para o design de interiores, fachadas e de ambientes como banheiro, quartos e escritórios, por exemplo.
Dentre as opções de vidro construção civil que podem ser encontrados e aplicados estão:
- Vidro temperado;
- Vidro laminado;
- Vidro insulado;
- Vidro serigrafado.
Vidro construção civil quais são as suas vantagens
O vidro construção civil anteriormente era uma opção que podia ser encarada como pouco provável. Era um material frágil e consideravelmente perigoso, pois ao se quebrar poderia provocar acidentes ao ferir pessoas no local de trabalho.
Por conta dos avanços no desenvolvimento de materiais, opções mais resistentes e versáteis passaram a ser produzidas pelas fábricas de vidro. Dessa forma, os vidros ganharam uma gama maior de aplicações possíveis. Por isso, é possível encontrar aplicação do vidro construção civil em portas, pisos, tetos, sacadas, coberturas e escadas.
Dentre as vantagens que possibilitaram esse ganho de escala estão:
- É um material prático, seguro e que ajuda a valorizar o ambiente;
- Pode ser reciclado, sendo um material sustentável;
- Existem opções bastante resistentes a impactos e variações térmicas;
- É impermeável;
- Seu material translúcido ajuda em projetos que desejam contar com iluminação natural, proporcionando também economias na conta de energia.
Vidro construção civil e suas desvantagens
O vidro construção civil passou a ser bastante empregado nesse tipo de setor por ajudar a colaborar com o aspecto visual do ambiente e pelas suas características que são compatíveis com o seu emprego em inúmeras ocasiões. Sua resistência mecânica, a forma como reage a impactos não produzindo estilhaços pontiagudos oferecem boas aplicações e garantem a segurança das pessoas que transitam pelo ambiente.
Porém, apesar das vantagens adquiridas no decorrer do tempo, o vidro ainda apresenta algumas desvantagens. Dentre elas, é possível elencar:
- Não é um material muito indicado para ambientes que precisam de maior privacidade;
- É um material que exige limpezas com bastante regularidade;
- Pode provocar aumento no nível de temperatura indesejado quando o projeto é mal planejado.
Mesmo com as desvantagens presentes, o material é amplamente utilizado na construção civil e aproveitado por projetos de arquitetura e design.