Cortar vidro em casa é uma boa ideia?
Não é todo dia que decidimos reformar uma casa ou apartamento. Muito tempo de planejamento e estudo é necessário para que isso seja uma tarefa que dê alegria ao invés de dor de cabeça, contudo nem tudo sai como o imaginamos sempre. Uma peça de vidro foi comprada, após uma medida não muito bem feita, e na hora da instalação a surpresa, ela não cabe. A solução que muitos escolhem é cortar o vidro em casa para que se adeque ao tamanho, mas isso é seguro?
Como cortar vidro?
O vidro é um material muito simples feito com elementos naturais e calor e sua dureza varia em relação ao tipo de processo que foi usado para sua produção e claro a espessura do vidro. Na internet é possível achar diversas formas, muitas delas extremamente perigosas, de cortar o vidro de garrafas, janelas, tampos e vários outros objetos. Esses modos geralmente envolvem o processo de “riscar” o vidro com algum objeto metálico pontiagudo e posteriormente aquece-lo para depois resfria-lo, fazendo com que o vidro se quebre no local onde foi marcado, mas isso pode levar o vidro a estourar e provocar graves acidentes.
Um profissional treinado e com prática na realização desse tipo de tarefa usa materiais especiais, feitos especificamente para cortar vidro, como o cortador manual. Essa ferramenta, que se assemelha a uma caneta com uma ponta que possui vários pequenos diamantes que permitem que uma marcação firme e correta no vidro permitindo assim que na hora de fazer o corte ou dobrar para “quebra-lo” a parte mais frágil ceda em segurança.
Quais são os vidros que podem ser cortados?
- Vidro comum;
- Vidro laminado;
- Vidro colorido;
- Vidro anti reflexo;
- Vidro jateado;
- Vidro serigrafado.
Algum vidro é impossível de cortar?
Por conta de suas características de dureza e resistência o vidro temperado não pode ser cortado, lapidado, furado ou forçado. Todas essas ações farão com que esse vidro estoure e se estilhasse. Existem diversas tipos de cortadores de vidro e formas que prometem cortar vidro temperado, mas nenhuma delas realmente funciona.
Sempre que for necessário cortar ou furar um vidro desse tipo é necessário solicitar com antecedência para que um profissional faça as marcações, cortes e furos antes do processo final de preparação evitando acidentes e garantindo a segurança.
O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.