Corrimão para banheiro é aliado da segurança de idosos
Quem convive com uma pessoa idosa sabe que é constante a preocupação com as quedas e um dos locais onde isso mais acontece são os banheiros, que devido ao chuveiro acabam úmidos o que facilita a possibilidade de escorregões.
Mas existe um produto que consegue diminuir a probabilidade de isso acontecer e ele é o corrimão para banheiro. Servindo como suporte, esse item de segurança é também chamado de barra de apoio e fica fixado na parede, auxiliando o idoso a ter mais equilíbrio enquanto se banha ou usa o banheiro.
Além disso, ele também é muito importante para locais que possuem deficientes físicos, os ajudando na movimentação.
Veja também Corrimão de escada aluminio e vidro, e solicite agora mesmo uma cotação gratuita com um dos fornecedores disponíveis!
Opções de materiais do corrimão para banheiro
O corrimão para banheiro é encontrado com muita facilidade em lojas que vendem produtos de construção e são fabricados em diversos materiais e tamanhos, existindo modelos com 30, 40, 60 e até 80 centímetros de comprimento.
Uma das opções com relação a matéria-prima é a barra de PVC, que é um tipo de plástico mais rígido. Possuindo a cor branca, esse modelo tem boa resistência, porém não deve ser exposto a temperaturas muito altas já que pode estragar. Feito nesse mesmo material existe o corrimão para banheiro portátil. Ele possui ventosas na sua superfície e com isso pode ser fixado em lugares diferentes, porém a segurança dele é um pouco menor, já que se a ventosa não estiver muito firme pode soltar com facilidade.
Existem também os que são fabricados em alumínio. O ponto alto desse tipo de corrimão para banheiro é que ele não enferruja e é mais bonito visualmente, possuindo a cor prata. Além disso, o alumínio tem excelente durabilidade e resistência.
Cuidados na instalação do corrimão para banheiro
Não basta apenas adquirir um corrimão para banheiro, é necessário realizar o processo de instalação com muita cautela para que ele fique firme na parede e não tenha a possibilidade de causar machucados. Para isso existem algumas regras que são:
- Antes de iniciar a instalação deve-se verificar se no local não passam tubos elétricos ou hidráulicos;
- O corrimão para banheiro deve ser instalado a 75 centímetros do chão;
- Ele deve ficar a uma distância de 50 centímetros da bacia sanitária;
- Uma das extremidades da barra lateral precisa estar a uma distância de 30 centímetros da parede ao fundo.
Todas essas regras são determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e buscam garantir que o corrimão para banheiro possa ser utilizado sem riscos.