Corrimão guarda corpo e a segurança
O corrimão guarda corpo faz parte do planejamento arquitetônico, pois inclui a análise de segurança dos indivíduos que irão circular pelo ambiente, prevenindo possíveis situações de risco e graves acidentes. A fim de assegurar as melhores condições e também promover a durabilidade e eficiência do seu serviço e produto instalado, as empresas de corrimão guarda corpo devem ser bem selecionadas, não levando em consideração só o custo-benefício, mas, principalmente, se seguem as normas padrões exigidas por empresas que atuam com esse tipo de serviço.
O projeto envolve algumas etapas, mas deve ser sempre executado de forma personalizada, mesmo em soluções mais adaptativas, como as que utilizam cabos de aço. Essa individualidade leva em consideração diversos aspectos do corrimão guarda corpo, como as características de uma instalação externa ou interna, se a extensão possui curvas ou desníveis, dentre outras variáveis.
Características do corrimão guarda corpo
Existem diversas opções de material de corrimão guarda corpo no mercado, das mais simples até as mais sofisticadas, sendo elas:
- Ferro;
- Latão;
- Madeira;
- Aço inox;
- Alumínio;
- Cabo de aço;
- Vidro.
O ideal é investir em materiais duráveis, que não apresentem pontos de corrosão ou oxidação que criam uma fragilidade na estrutura. A fim de garantir essa durabilidade, os materiais acima citados são os mais utilizados.
Algumas opções tendem a sofrer com ações do tempo, nesse sentido, os materiais que possuem revestimento com acabamentos especiais para que fiquem resistentes e não apresentem desgastes precoces são ideais. A escolha é realizada em conjunto, pelo contratante, sejam eles:
- Arquitetos;
- Engenheiros;
- Decoradores;
- Construtores ou cliente final.
Em concordância com a equipe técnica da fabricante de corrimão guarda corpo, é necessário levar em consideração todas as necessidades, preferências estéticas, harmonização, segurança e custo benefício.
Corrimão guarda corpo
O corrimão guarda corpo pode ser um dos itens mais seguros para os mais diferentes tipos de ambientes, mas isso vai depender da escolha do fornecedor. Empresas especializadas contam não só com matéria-prima específica e de qualidade, como equipamentos apropriados para desenvolver o que for necessário, além de profissionais capacitados para a instalação correta do material, sem surpresas ou dor de cabeça após a contratação.